Páginas




5 DICAS | ESTILO NÓRDICO


Uma das grandes tendências dos último anos, e parece que dos próximos também, é o estilo nórdico. Veio para ficar e o Meu Rebuliço adora isso.

Cá para mim, a causa do estilo dos escandinavos se estar a instalar no sul da Europa de forma sólida, deve-se à mudança de mentalidades. Estamos a pensar mais em viver a vida, em ter menos e fazer mais, em esquecer o passado e viver o presente… em seguir em frente.

Neste estilo não há espaço para coisas que não fazem falta, por isso trago-vos uma lista das cinco "regras" de ouro deste estilo. Para que possa começar, o mais rápido possível, a viver a sua vida.

1 – BRANCO

Se o fundo da sua casa (diga-se paredes) é branco, tudo o resto vai sobressair mais e a luz natural que entra é refletida de forma cintilante. Para além das paredes, alguns móveis (ou todos, depende do seu grau de “nordiquisse”), dessa mesma cor, trazem ainda mais harmonia ao seu lar.



2 – DISPENSAR

Vamos abrir todos os armários, arrecadações, despensas, caixas e caixinhas e desfazer-nos do que não precisamos, do que não usamos. As recordações ficam na nossa mente e no nosso coração.

3 – CORES E MATERIAIS

Aqui não se compensa a suavidade do branco com cores berrantes e fortes. Usam-se cores neutras, que nos transmitam tranquilidade, suavidade, harmonia… tudo o que precisamos para nos sentirmos bem em casa. Em relação aos materiais, usam-se madeiras, principalmente, claras, sem brilhos e todo o tipo de têxteis naturais, como o linho e as lãs. Mas sempre simples e suaves.



4 – ILUMINAÇÃO

Fundamental. A luz natural tem de entrar por todas as janelas, porque é ela que faz todo o branco dos espaços brilharem. As janelas apenas têm delicadas cortinas brancas translucidas, para podermos ter privacidade, mas que a luz do dia entre. 



À noite, pede-se que a casa tenha iluminação artificial, com lâmpadas de cores cálidas (normalmente 2700K ou 3000K). Normalmente as peças de iluminação são especiais, marcam a diferença mas em harmonia com o ambiente, sendo brancas, pretas, prateadas ou de latão.  


5 – PLANTAS

O que destaca e o que dá vida. As plantas são essenciais em todas as divisões de uma casa nórdica, desde a sala, à casa de banho e até à cozinha. Em todos os recantos elas têm de estar presentes, bem verdinhas e cuidadas, para que destaquem do resto da decoração.

O verde é uma cor associada à renovação e a plenitude. Traz equilíbrio, é reconfortante e estimula. Parece-me que não tenho de dizer mais nada sobre o papel das plantas lá em casa.


Temos que ver o nosso lar como um ninho, é aqui que descansamos da agitação do dia-a-dia e da correria da cidade, é aqui que fazemos o balanço dos nossos acontecimentos, é aqui que preparamos os nossos objetivos. Cada vez mais, passamos pouco tempo em casa, por isso vamos fazer com que esse tempo seja de qualidade.

| siga todas as novidades do Meu Rebuliço no facebookinstagram e pinterest |

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
COPYRIGHT © 2010-2017 MEU REBULIÇO BY CAROLINA SALEIRO